quarta-feira, 7 de abril de 2010

CORDEL - IMPORTÂNCIA DA LEITURA



A leitura é fundamental
Conhecer os fatos é importante
Ler um livro é bem gratificante
Novos horizontes ele abrirá
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR

Se nós pararmos pra pensar
Que o livro é sempre nosso amigo
Na escola, na rua ou no abrigo
Nos ajuda pro mundo conquistar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR

Pra conhecer nosso direitos
E nos tornarmos grandes cidadãos
Pegue o livro e coloque ele na mão
Com certeza ele vai te libertar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR

O livro ajuda a voar
Enxergar, ir mais longe, ir além
È preciso esforço, porém
A esta arte eu vou me dedicar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR


Se um dia eu quisesse trocar
O meu celular por um livro
Ele iria estar sempre comigo
Aqui e em todo lugar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR

Eu seria um jovem sonhador
E teria atitude diferente
Na escola seria competente
Disso ninguém iria duvidar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR


Nessa vida o primeiro valor
Deveria ser a educação
O estudante que tem essa noção
Grandes prêmios poderá ganhar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR

Eu quero dizer nesse momento
Um conselho de todo coração
Se dedique ao estudo meu irmão
Que a vitória vai lhe alcançar
IMAGINE SE O JOVEM AMASSE O LIVRO
SUA VIDA PODIA TRANSFORMAR

ESCOLA EURICO QUEIROZ VIVENCIA O DIA DA POESIA




Estão mais uma vez de parabéns todos os alunos, professores e equipe gestora da Escola Estadual Eurico Queiroz de Bezerros, pelo sucesso alcançado com a comemoração do dia da poesia, que este ano teve por tema: Viver Poesia e foi vivenciado no dia 30 de março, no horário das 14:00 às 17:00h.


A anfitriã da festa, coordenadora de biblioteca, professora e poetisa Lúcia de Fátima, com maestria e brilhantismo efetuou a abertura da tarde festiva e conduziu os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores.
Como primeira atração, tivemos o professor Rafael Souza que declamou a poesia matuta, Paixão de Cristo. Em seguida, tivemos a participação do Ensino Fundamental I com apresentação da música O Caderno de Toquinho.
Foram estudados diversos autores, dentre eles, Carlos Drumond, Cora Coralina, Patativa do Assaré, Castro Alves e foram recitados diversos poemas e poesias e encenado o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, apresentação esta feita pelos alunos do 2º ano B do Ensino Médio.
Contamos também com a ilustre presença do poeta bezerrense Renato Luiz, que teve sua biografia apresentada e foi entrevistado pelos alunos do 9º ano nos privilegiando com sua poesia romântica.
Como pontos altos da comemoração, destacamos a apresentação das professoras repentistas Deise Bezerra e Umbelina, que levaram o público ao delírio com seu repente sobre a importância da leitura de autoria da Educadora de Apoio Graça Silva; a apresentação da convidada Nicole Bezerra de apenas 09 anos de idade que nos agraciou com o eloqüente recital de poetas consagrados, bem como declamando o Salmo 23.
Os alunos nos surpreenderam com as poesias declamadas, revelando novos talentos artísticos. Foi uma tarde inesquecível e de intenso aprendizado para todos.
Aguardamos ansiosos o próximo ano para vivenciarmos data de tamanha importância.


















segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA EURICO QUEIROZ NO ANO DE 2009

"É Dia de Poesia"
"A Crônica na Sala de Aula"


"A Alegria de Ser Criança"


"Um desfile pela VIDA"

"Viva a Gentileza"

ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA EURICO QUEIROZ NO ANO DE 2009

"INTERNET - Uma janela para a vida"



"Aventais Mágicos"

"I Seminário Tecendo o Saber"

terça-feira, 17 de novembro de 2009

DIA DO DIRETOR

Hoje é dia do(a) Diretor(a) da escola, hoje é o seu dia e é através dessa mensagem, queremos lhes agradecer.Queremos que saibam que sua ajuda nos tem sido de grande valia. E queremos que saibam que pessoas tão especiais como vocês estão sempre prontas para fortalecer o aprendizado e a cultura. Nós procuramos olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor. Obrigado por sua atenção e pelo carinho dedicado. Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. Que o Universo lhes cubra de bênçãos e sejam sempre muito felizes.Muito obrigado, Adina e Cida!Parabéns pelo seu dia!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ESCOLA EURICO QUEIROZ REALIZA SEMINÁRIO PEDAGÓGICO.


Com muito entusiasmo a Escola Estadual Eurico Queiroz vivenciou o I Seminário Pedagógico do Ensino Normal Médio, com o tema Tecendo o Saber, no período de 21 a 23 de outubro de 2009.
Contando com a participação ativa dos alunos do 1º ao 4º ano do Normal Médio, o evento teve início pontualmente ás 13h30 com credenciamento dos participantes.
A palestra inaugural foi feita por Emanuel Raimundo da Silva, presidente da Associação dos Cadeirantes e Cegos de Bezerros que de forma brilhante e entusiástica usou seu exemplo de vida para incentivar a todos a nunca desistirem de seus sonhos e de seus objetivos;
Em continuação, ouvimos a palestra com o tema “Educação de Jovens e Adultos”, pela pisicopedagoga Etiene Melo.
Palestra concludente e carregada de muita emoção foi a ministrada pela pisicopedagoga Josineide Monteiro, que abordou o tema “Os desafios da Escola Inclusiva”.
No segundo dia de palestra, contamos com a participação da psicopedagoga Luzia Selma que discorreu sobre o tema: Avaliação Escolar: uma perspectiva a partir de jovens professores em formação”.


Nesta mesma tarde, foram vivenciadas quatro oficinas: RECREAÇÃO com o coordenador Josivan; POESIA pela coordenadora Deise Bezerra; LIBRAS pela coordenadora Inasaré Silva e EDUCAÇÃO INFANTIL pela coordenadora Joelma Santos;
Chegamos ao último dia do evento, ouvindo a empolgante palestra da psicopedagoga Conceição Borba, com o tema : Os Novos Rumos da Educação Infantil.
Momentos finais foram socializados os temas abordados nas oficinas com apresentação dos diversos grupos com os resultados dos trabalhos produzidos.
Às 17h finalizamos os trabalhos com um saboroso Buffet de confraternização e tendo a certeza que os conhecimentos adquiridos no evento serviram para o enriquecimento profissional de todos os participantes.

UM DESFILE PELA VIDA

ESTE FOI O TEMA DESENVOLVIDO NO DESFILE DO DIA 07 DE SETEMBRO DE 2009, PELA ESCOLA ESTADUAL EURICO QUEIROZ. FORAM FORMADOS 09 PELOTÕES QUE CONTARAM COM A EFETIVA PARTICPAÇÃO DE MAIS DE 200 ALUNOS QUE ABRILHANTARAM AS RUAS DA CIDADE DOS BEZERROS. OS PELOTÕES DESTACARAM OS SEGUINTES TEMAS: SÍMBOLOS DA VIDA; VIDA QUE TE QUERO VIVA; EM DEFESA DA VIDA; VEM CUIDAR DA VIDA; PELA VIDA CONTRA A VIOLÊNCIA; SEJA FELIZ COM A VIDA; VIDA SAUDÁVEL; HERÓIS DA VIDA E ELES ESCOLHERAM A VIDA.
DESTAQUE ESPECIAL MERECE A BANDA MARCIAL PAULO QUEIROZ DE NOSSA ESCOLA, QUE TOCOU MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E SE APRESENTOU DE FORMA IMPECÁVEL COM UMA BELÍSSIMA COMISSÃO DE FRENTE.