segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PROJETO "ESCREVENDO NOSSA HISTÓRIA"

PROJETO DE PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO DE POESIAS E MEMÓRIAS DE ESTUDANTES E EDUCADORES DA ESCOLA EURICO QUEIROZ - OUTUBRO DE 2013
 





 

AGRADECIMENTOS
 A DEUS, verdadeiro autor de nossas histórias, damos toda a honra e louvor, agradecendo pelo dom da vida e por todas as bênçãos que Ele tem derramado sobre todos nós.
A nossa FAMÍLIA pela compreensão e apoio nos momentos mais difíceis, sem o seu amor não teríamos chegado até aqui.
A todos os EDUCADORES da Escola Eurico Queiroz e àqueles que fizeram parte da nossa trajetória escolar ajudando-nos na árdua caminhada rumo ao conhecimento.
Aos nossos AMIGOS pelo incentivo e solidariedade ao compartilhar nossas alegrias, lutas e esperanças.
Às professoras DEISE BEZERRA, LOURDES NASCIMENTO e LOURDES SILVA pela dedicação e amor ao desenvolverem projetos de incentivo à leitura.
 
ESCOLA EURICO QUEIROZ – 35 ANOS DE HISTÓRIA
             A Escola Estadual Eurico Queiroz, localizada na Av. Francisca de Morais Lemos, S/N, Bairro São Pedro, em Bezerros/PE, foi fundada em 07 de março de 1978 no governo de Marco Maciel. Na época chamava-se Centro de Educação Rural Eurico Queiroz (CEREQ) porque era voltado para a população da zona rural.
Desde sua fundação, tem o compromisso de promover um ensino de qualidade, com transparência e companheirismo, voltado para a formação integral do indivíduo, preparando-o para a vida, o trabalho e a cidadania, sendo uma referência na comunidade onde está inserida.
Eurico Queiroz, foi escolhido para ser patrono notável em nosso município, não era bezerrense, nasceu em 30 de setembro, na cidade de Belo Jardim e aqui chegou com poucos meses de vida, morreu em 20 de outubro de 1964, vítima de um derrame cerebral, o que comoveu a população bezerrense. A escola deixou de ser Escola Rural no ano de 1987, no governo de Miguel Arraes; passou a ser chamada de Escola Eurico Queiroz em 1999, no governo de Jarbas Vasconcelos.  
Atualmente oferece o Ensino Fundamental II, Ensino Médio,  Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Travessia, distribuídos em três turnos, atendendo em geral 1.400 alunos.
Consciente de que o sucesso do trabalho da EEQ contribui significativamente com a evolução cognitiva, sociocultural, afetiva e ética do educando, surge em 2013, entre outros, o projeto: “ESCREVENDO NOSSA HISTÓRIA”, que visa oportunizar momentos de aprendizado e confraternização, agradecendo pela imensa contribuição de todos os que participam ou participaram da construção da história da nossa escola.
 
NÓS FAZEMOS A HISTÓRIA...
A poesia está presente em nossas vidas desde a infância, através de parlendas, cantigas de ninar e de roda. Permanece na adolescência em cartas de amor, canções românticas e declarações apaixonadas, acompanhando-nos na maturidade, quando a poesia amadurece e busca um amor mais estável, mas que nos preencha por completo.
Devido à importância deste gênero literário em nossas vidas, a Escola Eurico Queiroz oportuniza momentos de leitura e de produção literária, de forma que o educando aprenda a olhar a realidade de maneira crítica e a entender a historicidade da experiência que vivencia, expressando do modo concreto suas ideias, experiências e sentimentos. É a partir da compreensão e reconstrução da própria realidade que o aluno torna-se capaz de entender a dimensão coletiva da história, atuando como sujeito ativo das ações de sua coletividade.
Este livro é fruto de ações contínuas de valorização da herança pessoal e coletiva de nossa comunidade escolar, situando o educando como sujeito de um grupo social que possui valores, atitudes e memórias próprias, tornando o ambiente escolar um espaço onde a leitura e a escrita assumem uma importante função para a preservação dos valores socioculturais da comunidade no qual o aluno está inserido, o que implica na valorização da história do próprio educando.
Este projeto não alcançaria resultados significativos se não fosse a contribuição de todos que fazem e fizeram parte desta escola: educadores, educandos, pais e comunidade local, e acima de tudo, sem a bênção de Deus, pois Ele é quem nos concede o talento, a força, a coragem e a fé para seguirmos em frente, transformando sonhos em realidade...
Lúcia Nascimento - Organizadora 
 
A PROFUNDIDADE DE TEU OLHAR ( ALDAIR JOSÉ)
 
Eu sempre quis alguém para amar
Mas o destino me escondeu de você
Mas houve o dia em que ele teve que te mostrar
E quando te vi ali não sei o que aconteceu, meu pensamento é você.
E o destino se encarregou de nos separar
Fiquei sem saber o que fazer
E como poderia eu te reencontrar
Eu quero estar com você!
Agora eu sei que posso te amar
Só eu sei o quanto amo você
Mas as palavras não podem falar.
Eu sei que é você
Está escrito na profundidade do teu olhar
E agora eu posso dizer: Eu amo você!
 
REENCONTRO (EDUARDO PEIXOTO)
E ele falou com a voz trêmula: “Eu só quero teu sorriso mais sincero para curar-me das feridas que deixaste.
E ela respondeu com os olhos marejados: “Meu sorriso mais sincero não posso dar-lhe, pois a mim nunca pertenceu.”
E ele falou: “E a quem ele pertence?”
E ela respondeu: “A única pessoa que feri mais que a mim mesma: Você.”
E ele em silêncio ficou por um momento.
Ela quebrou o silêncio e disse: “Eu me dei a ti por completo, te amei todos os dias, se tu me pedes meu sorriso mais sincero, então tu nunca soubeste que sempre foi teu e sempre será.”
Ele abaixou a cabeça e disse baixinho: “Perdi a certeza disto no momento em que tu escolheste ir embora.”
E ela falou sua últimas palavras antes de ir: “Mesmo indo embora sempre tive a certeza que você seria parte do meu presente e futuro como foi no passado. Nunca perdi a certeza que estaria em teus braços novamente. Se me dizes que nunca acreditou nisso, então estive errada todo este tempo. Adeus.”
 

COMO ESTÁ NOSSO PLANETA (EMERSON VASCONCELOS)
 

 

O planeta vem sendo atacado

por efeitos que causam vários danos

e veremos no decorrer dos anos

esse mesmo planeta ser mudado.

Que o carvão quando é queimado

é um mal para todos os viventes

pois são muitos os gases poluentes

liberados pela fumaça preta

mas se a gente cuidasse do planeta

esses fatos seriam diferentes.

 

Se o caso está se agravando

é um problema de todos os continentes

terremotos estão sendo frequentes

e o clima também está mudando,

já o nível do mar vem aumentando

que mais de um iceberg derreteu

uma parte da flora já morreu

e a fauna está perdendo a vida
a mãe terra tá sendo destruída
pouco a pouco por cada filho seu.
Muitas espécies de plantas e animais
estão indo pra lista de extinção
e é triste ver destruição
acabando os nossos matagais,
que o avanço descontrolado faz
com que bichos estejam se acabando
por exemplo um pássaro cantando
amanhã pode ser algo bem raro
no futuro iremos pagar caro
pelos danos que estamos causando.
O planeta precisa de assistências
Mesmo assim pouca gente se interessa
e com a crise que o mundo atravessa
a natura sofre as consequências,
mas em meio a tantas turbulências
deveremos focar as atenções
e tomarmos bastantes precauções
ou a vida na terra se limita
quem não zela o planeta que habita
não se importa com as próximas gerações.

 
PROFESSOR (EVERTON SANTOS)
Dedico esse poema aos meus professores Lourdinha Silva,  
Fátima, Ednaldo, Karina, Elba, Albérison e outros que marcaram minha vida.
 
Professor...
Um talento, uma dádiva
Um construtor de sonhos
Um amigo, um batalhador.
Professor...
Missão difícil
Destruidor de obstáculos
Forte guerreiro.
 Não é fácil ser professor
Não é bom passar noites sem dormir
A cada aula dada, uma etapa é concluída
Parabéns! Você é merecedor (a).
O que seria de nós sem um professor?
Será que conseguiríamos alcançar
Algo de útil em nossa vida?
Será que poderíamos realizar os nossos sonhos?
Eis a questão.
Quanto seria 1 + 1?
Seriam 2? Sim!
Esse número representa a parceria professor-aluno.
Nós alunos devemos zelar por nossos “mestres”
Quando acharmos que eles são injustos
Coloquemo-nos no lugar deles
E aí, tiraremos a prova dos 9 fora
E veremos o resultado final.
Obrigado, professor.
Por ser meu amigo
E me encher de orgulho
Deus te proteja sempre.
AMOR DISTANTE (FÉLIX JÚNIOR)
 
Amar é bom, mesmo a distância,
A distância pode separar as pessoas, sim,
Mas os sentimentos não dependem das circunstâncias,
Pois o sentimento do amor, jamais terá fim!
Seja sempre o amor, o centro do nosso pensar,
Sendo assim, a distância não vai existir
E nós estaremos sempre livres para amar
Amar com o amor que não sabe desistir!
 
Quanto mais longe, mas te espero
Às vezes sinto tanto saudade
Mas confio no nosso amor, não desespero!
 Só em pensar no seu retorno,
Me vem a mente nossa pura intimidade
E reconheço que vale a pena todo esforço!
 
SAUDADE (LUANA NATÁLIA)
 
Sinto muito tua falta
Teu cheiro permanece em mim
Quero tanto te encontrar
E nessa tristeza por um fim.
 
Você em meu pensamento ficou
E sei que não irei te esquecer
Porque sinto saudades
E sem você não sei viver.
 
Nossa história é tão linda
Com muitas vírgulas pra contar
Mas nunca chegará ao ponto final
Porque em meu pensamento você está.
 
DIÁLOGO ENTRE O DISCÍPULO E O MESTRE (LÚCIA NASCIMENTO)
 
 
- Mestre, o que poderei eu fazer
para um dia alcançar a vida eterna?
- Deves ter uma atitude fraterna
ajudando neste mundo todo ser!
 
Obedeces fielmente aos mandamentos
e acharás paz por toda eternidade!
- Faço isso desde minha mocidade,
ando em caminhos bons todos os momentos!
 
- Então, só resta uma coisa a fazer:
Dá teus bens aos pobres, vem e segue-me!
- Mas não posso fazer o que me pedes,
pois preciso dos meus bens para viver!
 
- Atenta para estas palavras, irmão:
“É raro um rico entrar no Reino de Deus,
porque onde estiver o tesouro teu
lá também estará teu coração!”




VOCÊ (RAFAEL SOUZA)

 
Você é uma voz doce.

Você é calmaria.

Você é a poesia

que a vida me trouxe.

Você é fantasia.

Tem tanta magia,

que eu estranharia

se você não fosse.

 

Você é especial.

Você é minha crença.

Você é a diferença

onde tudo é igual.

Você é ideal.

Você é delicada

e, com você, nada

pode ser banal.

 

Você é prazer.

Não há manifesto,

som, palavra ou gesto

pra te descrever.

E nunca vai ter...

pois, pra ser modesto,

você é você.

O resto é resto.

 
ESCOLA EURICO QUEIROZ (VALDEILTON MARTINS)
 
 
Esta escola possui
Uma longa trajetória
Com desafios, trabalhos
Dedicação e vitória
Cumprindo o que promete
Fez no último dia sete
Trinta e cinco anos de história.
 
Fundada em setenta e oito
Para nos dar vez e voz
Voltada à zona rural
A fim de formar herois
Com nome de fundação
Centro de Educação
Rural Eurico Queiroz.
 
Eurico Queiroz patrono
 Foi descente cidadão
Filho de Belo Jardim
 Mas morador deste chão
De um derrame morreu
E com isso comoveu
A nossa população.
 
Somente há catorze anos
É órgão estadual
Atualmente oferece
Ensino Fundamental
Educa com ousadia
EJA e também Travessia
Médio e Médio Normal.
  
Promovendo o bem-estar
Sempre realiza eventos
Servindo como exemplo
Reconhece seus talentos
Achando todos brilhantes
Hoje os seus estudantes
Já são mil e quatrocentos.
 
Há doze anos possui
Adina na direção
Sendo a mesma reeleita
Numa recente eleição
Competente e decidida
Faz junto à Aparecida
Ótima administração.
 
Tem em todos os setores
Membros extraordinários
Num trabalho nota dez
Cento e dois funcionários
Boa postura mantém
Se destacando também
Com projetos literários.
 
Já conta há cinco anos
Com um ser muito fecundo
Falo de DEYSE BEZERRA
Dona de saber profundo
Professora show de bola
Orgulho pra esta escola
E exemplo pra todo mundo.
 
Achando gratificante
Ver uma turma formada
Pelo CEREQ ela é
Simplesmente apaixonada
Nos dando este privilégio
Não vai pra outro colégio
Mesmo sendo convidada.
 
Qualidade e ousadia
Nesta escola é referência
Nestas três décadas e meia
De destaque e resistência
Crescendo cada vez mais
Por ter profissionais
De bastante competência.
 
Deus ajude pra que firme
Ela siga sempre em frente
Nestes trinta e cinco anos
De atuação competente
Em meio a perda e vitória
Já fez parte da história
De vida de muita gente.
 
Por este chão já passou
De empresário a plebeu
Eu mesmo já desfrutei
Do que ela ofereceu
Hoje volto pra lhe ver
Sentindo orgulho em dizer
Que já fui aluno seu.
 
Por ser rede estadual
Tem alunos de outros chãos
Desejo que todos eles
Se unam como irmãos
O ensino vale ouro
Aproveitem este tesouro
Que passa por suas mãos.
 
Que os alunos lhe conservem
Em vez de causarem danos
Fonte de educação
Competência e bons planos
Que esta fonte não seque
Parabéns ao CEREQ
Por seus 35 anos!
 
 
 






 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário