segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PROJETO "NOSSA ESCOLA É UM ARRAIAL"


PROJETO “NOSSA ESCOLA É UM ARRAIAL
JUNHO - 2013
 

I.      IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

A Escola Eurico Queiroz, localizada na Av. Francisca de Morais Lemos, S/N, Bairro São Pedro, em Bezerros/PE, pertence à jurisdição da Gerência Regional de Educação Mata Centro que se localiza no município de Vitória de Santo Antão/PE. Foi fundada em 07 de março de 1978 no governo de Marco Maciel. Na época chamava-se Centro de Educação Rural Eurico Queiroz porque era voltado para a população da zona rural. Eurico Queiroz, foi escolhido para ser patrono notável em nosso município, não era bezerrense, nasceu em 30 de setembro, na cidade de Belo Jardim e aqui chegou com poucos meses de vida, morreu em 20 de outubro de 1964, vítima de um derrame cerebral, o que comoveu a população bezerrense. A escola deixou de ser Escola Rural no ano de 1987, no governo de Miguel Arraes; passou a ser chamada Escola Eurico Queiroz em 1999, no governo de Jarbas Vasconcelos.

Atualmente oferece o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos e Travessia, tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 19h às 22h20.

Conta com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela sendo formada por:

DIRETORA: Adina Pereira de Lima.

DIRETORA ADJUNTA: Maria Aparecida dos Santos.

SECRETÁRIA: Leonilda Maria de Souza.

EDUCADORAS DE APOIO: Kátia Oliveira e Maria das Graças da Silva.


II.    JUSTIFICATIVA:

 

No passado, a ideia de cultura no Brasil remete a um conjunto de bens materiais e imateriais construídos por uma minoria, porém nos últimos tempos, a cultura popular tem se destacado como o cultivo dos elementos, significados e valores comuns ao povo e alcançado o nível de importância que merece como riqueza cultural para a maioria da população.

Não se pode negar o papel de enorme importância que a escola tem na defesa, promoção, difusão e conhecimento das manifestações culturais populares. Mas ao mesmo tempo é preciso destacar a significativa contribuição que tais manifestações podem trazer para o contexto escolar.

Diante desta constatação, disciplinas como Geografia, História, Sociologia, Artes e Religião inserem-se, de forma natural e integrada, num projeto de valorização e preservação das tradições presentes no ciclo junino, buscando conscientizar o educando da necessidade da preservação de nossas raízes culturais e valores para manter viva a nossa identidade.

Assim, a Escola Eurico Queiroz desenvolve um projeto de resgate das tradições populares, abordando aspectos da riqueza de manifestações culturais, artísticas e religiosas, presentes na nossa região, fortemente marcado pela pluralidade de danças, músicas, comidas e crenças populares.

 

III.             OBJETIVOS:

Geral

*      Vivenciar o período junino de forma prazerosa e contextualizada, conhecendo e valorizando aspectos da cultura brasileira, enfatizando as tradições da nossa região.

Específicos

·      Utilizar a leitura como fonte de pesquisa para a aquisição de conhecimentos no que se refere à história dos festejas juninos no Brasil e no mundo;

·      Representar, através de artes visuais (cartazes, barracas ornamentadas, maquetes, faixas), brincadeiras, dramatizações e coreografias, os conhecimentos adquiridos através de pesquisas em diversas fontes;

·      Identificar ritmos nordestinos como xote, xaxado, forró e baião, valorizando a tradição popular através da influência de Luiz Gonzaga;

·      Pesquisar aspectos do ciclo junino como adivinhações, simpatias e comidas típicas;

·      Desenvolver a criatividade e o espírito de companheirismo nas atividades coletivas.

 
IV.   PESSOAL ENVOLVIDO:

Equipe gestora, educadoras de apoio, coordenadoras de biblioteca e CTE, professores e alunos do Ensino Fundamental II, Médio e Normal Médio.

 V.      PERÍODO DE DURAÇÃO: De 03 a 21 de junho de 2013.
 

VI.   RECURSOS UTILIZADOS:

Livros, revistas, jornais, papel ofício, cartolina, papeis variados, tintas, pincéis, TNT, emborrachado, cordão, palitos de dente, paletas de picolé, varinhas para churrasco, hidrocor, lápis de cor, giz de cera, régua, tesoura, cola branca, cola quente, isopor, artesanatos juninos, roupas do ciclo junino, computador, impressora, som, cds, microfone, caixa de som, data-show e máquina fotográfica.


VII.          METODOLOGIA:

 
Serão utilizadas diversas metodologias para desenvolver as competências e as habilidades esperadas no educando, tais como: aulas expositivas, pesquisas, produção de cartazes, exposições, músicas dramatizadas e/ou coreografadas, confecção de maquetes, caracterização de alunos, etc.

 
VIII.       ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO:

 
1.      Idealização do projeto pelos professores de Arte, socialização com os demais professores e com a comunidade escolar;

2.      Elaboração do projeto buscando a contribuição de todos os segmentos da escola;

3.      Divulgação do projeto para todas as turmas do Ensino Fundamental II, Médio e Normal Médio;

4.      Apresentação das atividades propostas entre as turmas;

5.      Pesquisas em livros, revistas, jornais, entrevistas, fotografias e internet sobre tradições, crenças e manifestações culturais presentes no cotidiano do povo brasileiro, destacando a cultura nordestina;

6.      Registro dos resultados das pesquisas em diversas formas: maquetes, cartazes, lâminas, slides, desenhos, fotografias, etc;

7.      Levantamento de diferenças e semelhanças entre grupos étnicos e sociais da região com relação à forma de comemorar o ciclo junino;

8.      Coleta de receitas tradicionais na família e na comunidade com exposição de pratos típicos da culinária pernambucana;

9.      Reflexão sobre a importância do valor da língua escrita e oral como meio de informação e transmissão de cultura;

10.  Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens;

11.  Interpretação de músicas de Luiz Gonzaga e de outros cantores que influenciam os festejos juninos da região;

12.  Criação e construção de formas plásticas e visuais em diferentes espaços;

13.  Resgate de danças tradicionais da região e dramatização do “Casamento Matuto”;

14.  Exposição dos trabalhos produzidos no decorrer do projeto;

15.  Apresentações culturais para a comunidade escolar, comemorando os festejos juninos, o encerramento do I Semestre e a culminância do projeto.

  

IX.             CULMINÂNCIA:

A culminância será realizada no dia 21 de junho de 2013, na área coberta da escola, com organização de barracas juninas e apresentações culturais envolvendo toda comunidade escolar, divididas de acordo com os temas propostos:

TURMA
TEMA
PROF. RESP.
6º ANO “A”
OS SANTOS DAS FESTAS JUNINAS
AURICÉIA
6º ANO “B”
BRINCADEIRAS JUNINAS
MÁRCIA
7º ANO “A”
ADIVINHAÇÕES E SIMPATIAS
CASAMENTO MATUTO
GILVANA/MARIA
7º ANO “B” e
4º ANO NORMAL
COMIDAS TÍPICAS
LOURDINHA
8º ANO “A”
DANÇAS: XOTE, XAXADO E BAIÃO
RIVANY
8º ANO “B”
FESTAS JUNINAS EM OUTROS LUGARES DO PAÍS E DO MUNDO
CLAUDIANA
8ª SÉRIE “A”
HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
CIDA AZEVEDO
8ª SÉRIE “B”
FORRÓ PÉ DE SERRA E ESTILIZADO
JOSEANE
1º A 3º ANOS
QUADRILHA
BIBLIOTECA

 
X.                AVALIAÇÃO:

 
             Será contínua através da observação da participação ativa do aluno durante a realização de atividades coletivas e/ou individuais, pesquisas, exposições, ensaios e apresentações.

 







 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário