sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO NATAL SOLIDÁRIO 2012


PROJETO “NATAL SOLIDÁRIO”


APRESENTAÇÃO
A Escola Eurico Queiroz localiza-se na Avenida Francisca Moraes de Lemos, S/N, Bairro São Pedro, município de Bezerros, estado de Pernambuco, CEP 55.660-000, telefone (81) 3728-1564. Pertence à jurisdição da Gerência Regional de Educação Mata Centro que se localiza no município de Vitória de Santo Antão/PE. Oferece o ensino do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos de aceleração (Travessia Fundamental e Médio), tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 18h50 às 22h10.
Conta com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela sendo formada por:
DIRETORA: Adina Pereira de Lima
DIRETORA ADJUNTA: Maria Aparecida dos Santos
SECRETÁRIA: Leonilda Maria de Souza
EDUCADORAS DE APOIO: Kátia Cristiane B.S. Oliveira/ Maria das Graças da Silva

JUSTIFICATIVA
Com a finalidade de vivenciar a tradição natalina resgatando os sentimentos de amizade, solidariedade e companheirismo, as professoras da disciplina Religião, organizaram, em parceria com a Biblioteca da Escola Eurico Queiroz, o Projeto “NATAL SOLIDÁRIO”.
Assim, foram trabalhadas diversas atividades envolvendo a história do Nascimento de Jesus e todo seu vasto significado desde aquela época até os dias atuais.
Chamou-se a atenção para o fato de que muitas pessoas simplificam o sentido do Natal, transformando-o em uma festa que apenas envolve presentes e enfeites, esquecendo-se de que  seu significado é bem mais vasto, pois é tempo de repensar valores e de fazer renascer a esperança que existe nos corações humanos. É tempo que contemplar o exemplo do Menino que nasceu numa manjedoura pobre para ensinar que o ser humano vale pelo que é e nunca pelo que possui, é tempo de perdoar, de amar e de recomeçar.

OBJETIVOS
GERAL: Vivenciar o ciclo natalino de acordo com os ensinamentos cristãos, conhecendo e respeitando as Sagradas Escrituras.
ESPECÍFICOS:
·      Desenvolver a criatividade e o senso estético na produção de embalagens, cartazes, cartões e cenários;
·      Despertar o gosto pelas músicas natalinas, apresentando-as através de coral;
·      Trabalhar harmoniosamente em equipe durante as atividades desenvolvidas, respeitando as diferenças entre colegas de classe e de outras turmas;
·      Dramatizar o Nascimento de Jesus – da Anunciação à visita dos Reis Magos – demonstrando a capacidade de memorizar e improvisar quando necessário;
·      Valorizar atitudes de solidariedade, organizando coletivamente cestas natalinas para serem doadas a membros da comunidade.

PESSOAL ENVOLVIDO
Alunos do Ensino Fundamental II, professoras de Religião, coordenadores de biblioteca e CTE, educadoras de apoio, equipe gestora, familiares e membros da comunidade.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De 03 a 14 de dezembro de 2012.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO
Ø  Reunião com as professoras e as coordenadoras de biblioteca para elaboração do projeto;
Ø  Socialização do projeto entre os demais envolvidos;
Ø  Aquisição de material necessário para o desenvolvimento do projeto;
Ø  Distribuição das atividades organizadas como gincana para os alunos trabalharem individualmente e/ou em equipe:
1.   Produção de cartaz natalino contendo imagem, frase e moldura (10 pontos);
2.   Confecção de cartão natalino contendo imagem e mensagem (10 pontos);
3.   Apresentação de música natalina no data-show através de coral (10 pontos);
4.   Dramatização de texto bíblico com cenário e personagens caracterizados (10 pontos);
5.   Ornamentação de caixa natalina para colocar os produtos das cestas básicas (10 pontos);
6.   Momento de Solidariedade: entrega de 2 kg de alimentos por cada aluno para formar as cestas que serão doadas a membros da comunidade (50 pontos).
Ø  Estudo de textos bíblicos;
Ø  Pesquisa na internet de músicas em slides;
Ø  Confecção de cartões, cartazes, caixas natalinas, cenários e roupas para o teatro;
Ø  Ensaios dos alunos para as apresentações;
Ø  Apresentações das equipes;
Ø  Avaliação do projeto;
Ø  Entrega das cestas natalinas;
Ø  Agradecimentos a todos que tornaram possível a realização deste projeto.

RECURSOS UTILIZADOS
Bíblia Sagrada, livros de textos religiosos, cartolina, papel madeira, papel de presente, hidrocor, gravuras, grafite, borracha, régua, tintas, pinceis, cola branca, tesoura, festão, bolas metalizadas, símbolos natalinos, caixas, lençóis, TNT, computador, impressora, som, data-show, microfone e máquina fotográfica.

CULMINÂNCIA
A culminância do projeto ocorreu em três dias diferentes: 05 e 12 de dezembro no auditório com as turmas da professora Vanda e no dia 07 de dezembro com as turmas da professora Lourdinha. Nestas datas, foram realizadas apresentações artísticas, musicais e teatrais, organização das cestas natalinas e troca de cartões através de amigo secreto.

AVALIAÇÃO
A participação dos alunos será avaliada durante todas as etapas do projeto, bem como suas habilidades artísticas, musicais e teatrais, bem como a capacidade de relacionar-se harmoniosamente com os colegas.
É importante observar as atitudes de solidariedade dos alunos, ampliando seus conhecimentos bíblicos, de forma que levem sua aprendizagem para além dos muros da escola não apenas no período natalino, tornando-se verdadeiros cristãos em todas as etapas de suas vidas.
O projeto também será avaliado no decorrer de seu desenvolvimento por seus envolvidos, visando a correção de possíveis falhas e a valorização dos pontos exitosos, tornando possível sua reprodução em outros momentos.










PROJETO LER É UM PRAZER - BIBLIOTECA EEQ 2012


PROJETO “LER É UM PRAZER”

 

I.     JUSTIFICATIVA:
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propomos  um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes gêneros textuais, tendo maior acesso a diferentes textos, especialmente, o literário.

II. OBJETIVOS:
·         Despertar o interesse do educando pela leitura;
·         Facilitar o acesso do aluno aos diferentes gêneros textuais;
·         Aproximar o aluno do universo escrito para que possa manusear os livros, reparando na beleza das imagens e relacionando texto e ilustrações;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Desenvolver as habilidades linguísticas – falar, escutar, ler e escrever;
·         Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve, fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências e ampliando sua visão de mundo.

III.   PERÍODO DE DURAÇÃO:
2º Semestre do ano letivo de 2012.

IV. ESTRATÉGIAS:

• Visitação à biblioteca e definição dos direitos e deveres do leitor;
• Empréstimo de livros para leitura domiciliar;
• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, história em quadrinhos e outros;
• Exibição de filmes originados de livros;
• Apreciação de peças de teatro;
• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
• Rodadas de Leituras;
• Leitura dramatizada e teatro de fantoches;
• Premiação de leitores que se destacarem nas atividades;
• Produção de diversos tipos de textos com a finalidade de publicar uma coletânea;
• Monitoramento da leitura trimestralmente pelas coordenadoras de biblioteca;
• Divulgação dos principais momentos do projeto no blog da escola.

V. RECURSOS UTILIZADOS:
* Obras literárias e textos didáticos;
* Data-show e máquina fotográfica;
* Papeis diversos e fantoches;
* Computador e impressora;
* TV e DVD;
* Som e CDs.

VI. AVALIAÇÃO:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pelos professores, que estabelecerão critérios e os divulgarão aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, os professores realizarão atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.










PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR 2012


PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR


  1. APRESENTAÇÃO:
A Escola Eurico Queiroz localiza-se na Avenida Francisca Moraes de Lemos, S/N, Bairro São Pedro, município de Bezerros, estado de Pernambuco, CEP 55.660-000, telefone (81) 3728-1564. Pertence à jurisdição da Gerência Regional de Educação Mata Centro que se localiza no município de Vitória de Santo Antão/PE. Oferece o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos de aceleração (Travessia Fundamental e Médio), tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 18h50 às 22h10.
Conta com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela sendo formada por: DIRETORA: Adina Pereira de Lima, DIRETORA ADJUNTA: Maria Aparecida dos Santos e SECRETÁRIA: Leonilda Maria de Souza.

  1. JUSTIFICATIVA:
Resultado da época em que vivemos, nossos estudantes estão cercados por um bombardeio constante de sons e de imagens instantâneas das telas de televisão e computadores e de entretenimentos eletrônicos que vem soterrando a sociedade desde o século XX, a maioria deles pouco ou nada instrutivos, encurtando o tempo que poderia se despendido com uma leitura de prazer.
Na rotina de boa parte dos jovens sobra, então, apenas o espaço da leitura como dever, a leitura prescrita pela escola. É com essa limitação os educadores têm de enfrentar o problema de como propiciar ao adolescente escolar um passaporte de leitura para a vida. Surge, portanto, a necessidade de resgatar em nossas crianças e adolescentes o prazer por uma literatura de qualidade, que lhes possibilite o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias à uma prática de cidadania consciente.
Enquanto as diversões eletrônicas tendem a deixar o usuário dependente de sua utilização, impedindo-o de praticar atividades motoras e sociais, a leitura de livros de qualidade possibilita ao indivíduo empreender aventuras pelo mundo da imaginação – sozinho ou acompanhado – ao mesmo tempo em que permite a transposição de elementos do imaginário para o mundo real, modificando-o.

  1. PESSOAL ENVOLVIDO:
·         Equipe Gestora;
·         Educadores de Apoio;
·         Coordenadoras de Biblioteca;
·         Professorandos voluntários do Normal Médio;
·         Estudantes do 6º ao 9º Ano.

  1. OBJETIVOS:
GERAL:
·         Incentivar a participação de estudantes em espaços extras de leitura na escola, coordenados por voluntários do Normal Médio e Educadoras de Apoio, de forma a ampliar suas habilidades leitoras, escritas e interpretativas.
ESPECÍFICOS:
- Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica – como meio de produção, expressão e comunicação de idéias;
- Apoiar o desenvolvimento das competências de leitura e escrita;
- Estimular o prazer pela leitura de literatura;
- Contribuir com o aprimoramento de vínculos sociais e afetivos;
- Interpretar criticamente diferentes textos, utilizando o pensamento lógico, a criatividade e conhecimentos prévios.

  1. META:
Pretende-se com este projeto envolver estudantes do 6º ao 9º Anos de nossa escola, em atividades planejadas e coordenadas por alunos do Normal Médio e Educadoras de Apoio, desenvolvidas em prol do processo de letramento crítico, para que todos possam usufruir do conhecimento do mundo letrado, melhorando assim o desempenho escolar.
  1. AÇÕES DESENVOLVIDAS:
·         Promoção da leitura e da escrita de temas atuais, como: cidadania, meio ambiente, voluntariado, combate às drogas, etc;
·         Ampliação do vocabulário através de pesquisas e trocas de experiências leitoras;
·         Realização de atividades de leitura, interpretação e escrita como fonte de formação e informação;
·         Valorização da linguagem de acordo com a situação comunicativa que se apresenta;
·         Incentivo a iniciativa de realizar empréstimos de livros na biblioteca da escola para leitura extraescolar;
·         Representação de impressões de leituras através de artes visuais, paródias e dramatizações;
·         Socialização de resumos ou análises críticas de livros ou textos lidos;
·         Compreensão das diferentes características presentes nos diversos gêneros textuais;
·         Resolução e reflexão de questões interpretativas similares às aplicadas em exames como SAEPE e Prova Brasil.


  1. RECURSOS UTILIZADOS:
Livros didáticos, livros de literatura, revistas, jornais, cordéis, gibis, papel ofício, cartolina, lápis, caneta, borracha, régua, tesoura, cola, hidrocor, giz de cera, computadores, impressora, som portátil, tv, dvd, data-show e máquina fotográfica.


  1. AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e abrangente, sendo valorizadas atividades de leitura estimulantes e enriquecedoras que ocupem o tempo extra dos estudantes na escola e que contribuam com a desenvolvimento cognitivo, lingüístico, social e afetivo dos mesmos.

PROJETO CONTRA A EVASÃO 2012


PROJETO: “EVASÃO SE COMBATE COM MOTIVAÇÃO”


  1. APRESENTAÇÃO:

Os educadores que fazem a Escola Eurico Queiroz, conscientes de seu importante papel na transformação social, desenvolvem projetos que contribuem com o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, tais como: “Leitura de Rosto Escondido”, “Na terra do papangu, mascarado faz a arte!”, “Chegou a hora do teatro”, “Reforço escolar”, “Orientação profissional”, “Ler é um prazer”, “Gincana Poética”, “Cem anos de Luiz Gonzaga”, “Aprendendo a aprender”, entre outros.
Esta postura é alimentada devido à necessidade da escola ser um espaço de formação e informação permanente, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia a dia nas questões sociais marcantes e em um universo cultural cada vez maior.
A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, na igreja, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças e jovens durante um período contínuo e extenso de tempo. Toda escola deve tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, elegendo, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento da nossa história, cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que o educando possa exercer com dignidade seus direitos e deveres.

  1. JUSTIFICATIVA:

A repetência e a evasão constituem dois dos maiores problemas do quadro educacional do país, uma vez que os alunos passam anos se avançar em seus estudos, e, muitas vezes, acabam desistindo da escola por esta razão ou por fatores socioeconômicos diversos que os obrigam a iniciar sua vida no trabalho precocemente.
A retenção acaba afastando os alunos da escola, penalizando principalmente os alunos de níveis de renda mais baixos. Para combater este problema, programas de aceleração do fluxo escolar e projetos de reforço escolar têm sido vivenciados nesta escola para combater os índices de reprovação e evasão.
Com o objetivo de promover a melhoria dos indicadores de rendimento escolar, além dos projetos citados na apresentação, foi criado este projeto, percebendo-se a necessidade de estabelecer um maior contato entre ESCOLA e FAMÍLIA para juntos combatermos as dificuldades e atingirmos um dos maiores objetivos propostos pela educação: “Ensinar para a vida”.

  1. PESSOAL ENVOLVIDO:

·         Equipe Gestora; Educadores de Apoio; Auxiliares de Secretaria; Coordenadoras de Biblioteca e de CTE; Técnicas; Professores; Alunos; Pais e  Conselho Tutelar.

  1. OBJETIVOS:

GERAL:
·         Combater os níveis de repetência e evasão da Escola Eurico Queiroz através de ações planejadas para motivar o educando na busca pela evolução de seus conhecimentos e habilidades.

ESPECÍFICOS:
* Estreitar os vínculos de comunicação entre escola e família;
* Trabalhar coletivamente na busca por objetivos comuns;
* Elevar a autoestima do educando;
* Estimular toda a comunidade escolar a envolver-se no projeto;
* Conscientizar o educando que ele é responsável pelo seu êxito escolar.
  1. META:

Pretende-se com este projeto resgatar estudantes do 6º ao 9º Anos, Ensino Médio, Normal Médio, EJA ou Travessia que venham a abandonar seus estudos, através de visitas domiciliares e de atividades planejadas pelas Educadoras de Apoio e demais membros da comunidade escolar.

  1. RECURSOS EMPREGADOS:

Recursos materiais: formulários de visitações, computador, impressora, data-show; Recursos humanos: pessoal responsável pelo monitoramento das faltas e visitas domiciliares.

  1. AÇÕES DESENVOLVIDAS:

·         Acompanhamento da freqüência dos alunos em todos os níveis de ensino por diversos segmentos da escola;
·         Repasse das informações sobre alunos faltosos para toda a comunidade escolar, principalmente durante Conselhos de Classe e reuniões de pais;
·         Conversação com os alunos que estiverem apresentando número de faltas excessivo;
·         Realização de projetos que motivem a permanência do educando na escola;
·         Vivência de atividades que melhorem o desempenho escolar do estudante;
·         Visitas domiciliares às famílias dos alunos faltosos;
·         Socialização dos resultados obtidos nas visitações;
·         Comunicação ao Conselho Tutelar da situação de alunos faltosos, quando a escola não conseguir inverter a situação.

  1. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua e realizada por toda a comunidade escolar, sendo valorizadas atividades estimulantes e enriquecedoras que contribuam com a permanência do aluno na escola e com seu pleno desenvolvimento. 

PROJETO RUMO AO SUCESSO 2012


PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
“RUMO AO SUCESSO”
Público-alvo: Todos os alunos concluintes do Ensino Médio.



APRESENTAÇÃO DA ESCOLA:
A Escola Eurico Queiroz localiza-se na Avenida Francisca Moraes de Lemos, S/N, Bairro São Pedro, município de Bezerros, estado de Pernambuco, CEP 55.660-000, telefone (81) 3728-1564. Pertence à jurisdição da Gerência Regional de Educação Mata Centro que se localiza no município de Vitória de Santo Antão/PE. Oferece o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos de aceleração (TRAVESSIA), tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 18h50 às 22h10.
Conta com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela sendo formada por:
DIRETORA: Adina Pereira de Lima
DIRETORA ADJUNTA: Maria Aparecida dos Santos
SECRETÁRIA: Leonilda Maria de Souza
EDUCADORAS DE APOIO: Kátia Cristiane B. S. Oliveira e Maria das Graças da Silva.


JUSTIFICATIVA:

               
A Escola Eurico Queiroz preocupada em  buscar a formação integral e humana do educando, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, propõe este projeto de orientação profissional junto aos alunos concluintes do Ensino Médio como estratégia de intervenção pedagógica.
                Decidir pela escolha profissional significa, para alguns, o seu projeto de vida, por isso o projeto tem o propósito de ajudar o educando a conscientizar-se de que é ele mesmo o autor principal da sua escolha profissional, podendo contar com as suas redes de apoio (família, escola) como co-autores desse processo.


OBJETIVO GERAL DO PROJETO:
                Orientar estudantes concluintes do Ensino Médio, oferecendo-lhes uma visão global e detalhada sobre os diversos cursos de formação profissional, considerando seus interesses, valores, personalidade, habilidades (aspirações) e seus limites (possibilidades).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Ø  Propiciar aos estudantes concluintes do Ensino Médio a compreensão de que a escolha que farão será decisiva para seu sucesso pessoal e profissional;
Ø  Oportunizar aos estudantes do Ensino Médio uma escolha mais assertiva sobre o curso de graduação que farão;
Ø  Ampliar o leque de opções de cursos de graduação que podem ser escolhidos e as principais faculdades que os oferecem;
Ø  Conhecer a rotina da vida profissional através de palestras com participantes de diversas profissões;
Ø  Ser um empreendedor, tendo ideias criativas, organização e boa análise dos acontecimentos que estão ao seu redor, estando em sintonia com o universo profissional.

RECURSOS HUMANOS:
Ø  Direção;
Ø  Educadores de Apoio;
Ø  Bibliotecários;
Ø  Estudantes;
Ø  Professores;
Ø  Funcionários;
Ø  Convidados.

 PERÍODO DE EXECUÇÃO:
As atividades poderão acontecer durante todo o ano letivo de 2012.

 ATIVIDADES:
As atividades que auxiliam estas reflexões são: dinâmicas de grupo, discussão de textos, autobiografia, testes vocacionais, palestras com participantes de diversas profissões.

 AVALIAÇÃO:
Após o término de cada sessão, será realizada com o grupo uma avaliação geral do que foi discutido e trabalhado. Nessa avaliação, serão pontuados critérios como: envolvimento pessoal, participação, criatividade, iniciativa, interesse, convívio e colaboração no grupo. No final do processo, os alunos que participaram do Grupo de Orientação Profissional, farão avaliações verbais referentes ao trabalho realizado, avaliando e levantando críticas e sugestões referentes às atividades vivenciadas no decorrer do projeto.