sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO LER É UM PRAZER - BIBLIOTECA EEQ 2012


PROJETO “LER É UM PRAZER”

 

I.     JUSTIFICATIVA:
Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propomos  um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes gêneros textuais, tendo maior acesso a diferentes textos, especialmente, o literário.

II. OBJETIVOS:
·         Despertar o interesse do educando pela leitura;
·         Facilitar o acesso do aluno aos diferentes gêneros textuais;
·         Aproximar o aluno do universo escrito para que possa manusear os livros, reparando na beleza das imagens e relacionando texto e ilustrações;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Desenvolver as habilidades linguísticas – falar, escutar, ler e escrever;
·         Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve, fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências e ampliando sua visão de mundo.

III.   PERÍODO DE DURAÇÃO:
2º Semestre do ano letivo de 2012.

IV. ESTRATÉGIAS:

• Visitação à biblioteca e definição dos direitos e deveres do leitor;
• Empréstimo de livros para leitura domiciliar;
• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, história em quadrinhos e outros;
• Exibição de filmes originados de livros;
• Apreciação de peças de teatro;
• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
• Rodadas de Leituras;
• Leitura dramatizada e teatro de fantoches;
• Premiação de leitores que se destacarem nas atividades;
• Produção de diversos tipos de textos com a finalidade de publicar uma coletânea;
• Monitoramento da leitura trimestralmente pelas coordenadoras de biblioteca;
• Divulgação dos principais momentos do projeto no blog da escola.

V. RECURSOS UTILIZADOS:
* Obras literárias e textos didáticos;
* Data-show e máquina fotográfica;
* Papeis diversos e fantoches;
* Computador e impressora;
* TV e DVD;
* Som e CDs.

VI. AVALIAÇÃO:
Será realizada a avaliação da leitura do aluno pelos professores, que estabelecerão critérios e os divulgarão aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, os professores realizarão atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.










Nenhum comentário:

Postar um comentário