segunda-feira, 6 de maio de 2013

PROJETO LIDERANÇA 2013


PROJETO LIDERANÇA 2013


·        JUSTIFICATIVA

A Escola Eurico Queiroz, consciente de que o processo educacional é um instrumento democrático para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, envolve diversos setores da escola no PROJETO LIDERANÇA, considerando os interesses e motivações dos alunos e as necessidades do corpo docente e visando oportunizar aos jovens possibilidades de participação social e solução de conflitos existentes no cotidiano escolar.
Este projeto visa garantir a formação integral dos alunos e o desenvolvimento de valores como respeito, competência, liderança, cooperação e responsabilidade. Para alcançar tais fins é necessário trabalhar metodologias que enfoquem diferentes características de um líder. A participação é um princípio da democracia que necessita ser trabalhado, é algo que deve estar presente em todas as atividades da escola, só assim ela será um lugar onde se promove a convivência democrática. Se uma escola nega a possibilidade de exercer essa capacidade estará ensinado a passividade, a indiferença e a obediência cega aos seus estudantes e educadores.

·        OBJETIVOS
·        Geral:
ü  Envolver a comunidade escolar no processo democrático valorizando ações de reflexão, participação e comprometimento para com as responsabilidades da escola.

·        Específicos:
ü  Trabalhar coletivamente para valorizar as ações positivas na realidade escolar e combater as dificuldades presentes no cotidiano educativo;
ü  Eleger um responsável de cada classe que mantenha organizado o material didático em sala de aula em seu respectivo armário e informe sobre problemas de iluminação, ventilação e outros;
ü  Reativar o grêmio estudantil para a promoção de eventos culturais e esportivos com toda escola e comunidade, sendo um em cada semestre;
ü  Oportunizar momentos de debate sobre as normas da escola, os direitos e deveres do aluno, as formas de avaliação e metodologias trabalhadas em sala de aula;
ü  Desenvolver a capacidade de posicionar-se na elaboração de projetos e ações coletivas, estabelecendo critérios e princípios éticos.

·        PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Este projeto teve início em fevereiro de 2013 e terá continuidade durante todo o ano letivo.

·        PESSOAL ENVOLVIDO
Equipe Gestora, Educadores de Apoio, Coordenadoras de Biblioteca e CTE, Professores, Alunos e profissionais da comunidade.

·        METAS
1.      Eleição um responsável de cada classe para manter organizado o material didático em sala de aula em seu respectivo armário e informar sobre problemas de iluminação, ventilação e outros;
2.      Reativação do Grêmio Estudantil para a promoção de eventos culturais e esportivos com toda escola e comunidade, sendo um em cada semestre.

·        METODOLOGIA
No desenvolvimento do projeto foram trabalhadas as seguintes metodologias: reuniões entre diversos segmentos da escola, leituras das normas escolares, direitos e deveres do aluno, palestras, debates, elaboração e exposição de propostas, eleição de líderes de classe e de representantes do grêmio, certificação dos líderes, posse dos membros do grêmio, participação na elaboração e execução de projetos, promoção de eventos culturais e esportivos, apoio a ações de preservação do patrimônio escolar, etc.
·       
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
FEV
MAR
ABR
MAIO
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
01
Elaboração do projeto envolvendo diversos segmentos da escola










02
- Debate com o educando acerca dos TIPOS DE LIDERANÇA (apresentação em slides).
- Reflexão sobre o vídeo: DESCUBRA SE VOCÊ É UM LIDER.
- Leitura do texto: SER LIDER para refletir sobre as características de um líder.
- Apresentação dos candidatos e suas propostas.
- Eleição para líder de classe.

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03
Palestra com Simone Furetti para alunos do 3º turno – tema:

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04
Palestra com Simone Furetti para alunos do 1º e 2º turnos – tema:

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05
Entrega da certificação dos líderes de classe










06













·        AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o ano letivo e os educadores observarão a participação ativa dos alunos nas atividades propostas e o comprometimento dos líderes com relação às suas responsabilidades, sendo que o educando também fará avaliações bimestrais dos pontos positivos e negativos do projeto, buscando sanar dificuldades que possam surgir.

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