segunda-feira, 6 de maio de 2013

PROJETO ENCONTRO COM VINÍCIUS 2013


PROJETO “ENCONTRO COM VINÍCIUS”


“De tudo ao meu amor serei atento/ Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto/ Dele se encante mais meu pensamento.”
Vinícius de Moraes


·         SÍNTESE BIOGRÁFICA:

            Marcos Vinícius de Melo Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913. Já compunha versos ao cursar os estudos secundários em sua cidade natal. Em 1930, ingressou na Faculdade Nacional de Direito, onde conheceu e se ligou a nomes que se destacariam no panorama intelectual e político brasileiro, com Otávio de Faria, San Thiago Dantas e Plínio Doyle. Formou-se em 1933, mesmo ano em que lançou seu primeiro livro de poemas “O Caminho para a Distância”.
            Não se dedicou muito tempo à advocacia, ingressando no Ministério da Educação para exercer o cargo de censor cinematográfico. Em 1938, porém, recebeu uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesa na Universidade de Oxford. Ainda na Inglaterra, casou-se por procuração com Beatriz Azevedo de Melo. Voltou ao Brasil em 1939, devido ao início da Segunda Guerra Mundial.
            Passou longa temporada em São Paulo e, voltando ao Rio de Janeiro, começou a colaborar na imprensa. Nessa época, já era reconhecido como poeta e desenvolvera amizade com vários nomes importantes de nossas letras, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.
            Em 1943 ingressou na carreira diplomática, seguindo três anos depois para Los Angeles (EUA) como vice-cônsul. Serviu também em Paris, Montevidéu e novamente Paris. Durante esse tempo, publica diversas obras e casa-se pela segunda, terceira e quarta vez. No início da década de 1960, começou a compor em parceria com Carlos Lyra, Pixinguinha e Baden Powell. Também faz shows ao lado de Antônio Carlos Jobim e João Gilberto.
            Também exerceu intensa atividade na área de cinema, teatro, poesia e música. Em 1969, foi exonerado do Ministério das Relações Exteriores pelo regime militar e se casou com Cristina Gurjão. No ano seguinte, casou-se com a atriz bahiana Gesse Gessy e iniciou sua parceria com Toquinho, que iria continuar até o fim de sua vida. Com o parceiro, excursiona pelo Brasil e pela Europa.
            Durante a década de 1970, compôs muito, fez vários shows e casou-se ainda mais duas vezes. Em 1979, a convite do então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva, faz uma leitura de seus poemas no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. No mesmo ano, na volta de uma viagem à Europa, sofre um derrame a bordo do avião. Morreu aos 67, em 9 de julho de 1980, de edema pulmonar, em sua casa, na companhia de Toquinho e da última mulher, Gilda Queirós Mattoso.
                       
·         IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

A Escola Eurico Queiroz localiza-se na Avenida Francisca Moraes de Lemos, S/N, Bairro São Pedro, município de Bezerros, estado de Pernambuco, CEP 55.660-000, telefone (81) 3728-1564. Pertence à jurisdição da Gerência Regional de Educação Mata Centro que se localiza no município de Vitória de Santo Antão/PE. Oferece o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos e Travessia, tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 19h às 22h20.
Conta com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela sendo formada por:
DIRETORA: Adina Pereira de Lima.
DIRETORA ADJUNTA: Maria Aparecida dos Santos.
SECRETÁRIA: Leonilda Maria de Souza.
EDUCADORAS DE APOIO: Kátia Cristiane B. S. Oliveira e Maria das Graças da Silva.

·         JUSTIFICATIVA

            O poeta Ferreira Gullar disse que o artista cria um outro mundo mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata. Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem para transformar a realidade vivida.
            Buscando mergulhar no mundo da poesia, esta magnífica arte da linguagem humana que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada, a Escola Eurico Queiroz desenvolve em 2013 este projeto para homenagear o centenário do poeta Vinícius de Moraes: “CONVERSA COM VINÍCIUS”.
            Desta forma, nossa escola proporciona ao educando oportunidades para conhecer a vida e obra deste poeta, estimulando a pesquisa significativa, a valorização do trabalho coletivo, a produção de poemas e o desenvolvimento de habilidades artísticas.

·         OBJETIVOS

a)      GERAL
Ø Vivenciar o período que antecede o Dia da Poesia participando de atividades significativas que aproximem o educando deste gênero e desenvolvendo habilidades de leitura e produção de poemas.

b)     ESPECÍFICOS
Ø  Conhecer aspectos da vida e obra do poeta Vinícius de Moraes, associando-os às características das escolas literárias do período em que ele viveu;
Ø  Perceber-se como usuário ativo da linguagem escrita e verbal, compreendendo a importância deste instrumento para transmissão de conhecimento e produzindo seus próprios poemas;
Ø  Trabalhar a intergeneralidade através da transformação de um gênero em outro – poema em música, em texto visual e texto dramático;
Ø  Pesquisar em diversas fontes de informação a biografia de Vinícius, seus poemas infantis, principais sonetos e poemas que viraram músicas, apresentando o resultado através de diferentes formas de comunicação como cartazes, murais, lâminas, slides e banners;
Ø  Assumir responsabilidades com os trabalhos coletivos, individuais e em grupo, sentindo-se parte significativa do grupo;
Ø  Aprimorar habilidades artísticas e literárias, realizando apresentações musicais, teatrais e de dança para a comunidade escolar durante a culminância do projeto.

·         PERÍODO DE DURAÇÃO

Este projeto tem duração de quatro semanas, tendo seu início em 15 de fevereiro e sua culminância em 15 de março de 2013, em comemoração ao Dia da Poesia.

·         ABRANGÊNCIA DO TRABALHO

Este projeto tem abrangência em todas as turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA Médio e Normal Médio da escola, envolvendo os seguintes segmentos: Professores de Língua Portuguesa; educadores de apoio; coordenadores de biblioteca e de CTE; equipe gestora; auxiliares administrativos e equipe do bem-estar.







·         CONTEÚDO TRABALHADO

            Foram trabalhados os seguintes conteúdos para o processo de evolução do conhecimento dos alunos:
1.    Utilização da linguagem oral como forma de expressar ideias, opiniões e sentimentos;
2.    Uso da Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
3.    Reconhecimento do valor da língua escrita como fonte de informação e transmissão de conhecimentos;
4.    Interesse por ler ou ouvir a leitura especialmente de textos literários e por compartilhar opiniões, ideias e preferências;
5.    Respeito e aceitação de opiniões diferentes, criticando-as se necessário;
6.    Participação nos trabalhos coletivos desenvolvendo o senso de cooperação e a responsabilidade;
7.             Atitude crítica em situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, adequar as colocações às intervenções precedentes, manifestar e acolher opiniões e propor temas;
8.             Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias, tanto no que se refere aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.


·         PROCESSO METODOLÓGICO

Para atingir os objetivos propostos foram utilizadas as seguintes metodologias:
* Planejamento coletivo do projeto permitindo o conhecimento das reais necessidades e aspirações do educando com respeito ao gênero poético;
*  Divulgação do projeto para os alunos e distribuição das atividades para serem enfatizadas de acordo com a turma;
* Reconhecimento da importância da consulta em diferentes fontes de informação que ampliem o conhecimento sobre a vida e a obra do poeta homenageado;
*  Socialização em sala de aula dos conhecimentos adquiridos através das pesquisas sobre a vida e obra do poeta;
* Utilização de instrumentos musicais para apresentar poemas que se transformaram em músicas;
*  Leitura e produção de poemas inspirados nos versos de Vinícius de Moraes;
* Organização de equipes para apresentações públicas dando condições para que cada aluno se destaque de acordo com seus talentos;
* Trabalhos coletivos que desenvolvem a expressão oral e a capacidade de analisar criticamente as ideias dos colegas;
* Apresentações de dança e teatro valorizando diferentes formas de manifestações artísticas;
* Culminância do projeto com apresentações artísticas e literárias para toda a comunidade escolar.

·         RECURSOS UTILIZADOS

Para a realização deste projeto foram utilizados: livros de literatura, papel ofício, papel 40, cartolina, malhas, TNT, fantasias, tinta, pincéis, tesoura, cola, lápis de cor, hidrocor, instrumentos musicais, caixa de som, microfone, CDs, data-show, computador, impressora, cartucho preto, máquina fotográfica.
                                                                                                  
·         AVALIAÇÃO 

            Na busca para diminuir a distância entre o saber teórico e o saber prático, a  avaliação será feita pelo professor no decorrer do projeto, através da observação da participação dos alunos nos trabalhos coletivos e individuais, tais como: leitura e pesquisa de obras de Vinícius de Moraes, a capacidade de acolher as ideias dos outros, a capacidade de expressão oral, escrita e corporal, a criatividade, a desenvoltura para apresentações em público e as atitudes de respeito e compromisso.
            Também será realizada uma avaliação envolvendo todos os segmentos da escola com o intuito de corrigir falhas e ressaltar os pontos positivos do projeto.
            Este projeto pretende ser o ponto de partida para a publicação de uma coletânea de diferentes gêneros produzidos pelos alunos, contribuindo assim para a motivação do ato de ler e da produção escrita do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário