PROJETO
“A MAGIA DA LEITURA EM FAMÍLIA”
“Ah,
como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas
histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser
leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão
do mundo...”
Fanny Abramovich
I.
JUSTIFICATIVA:
A leitura é uma importante experiência de vida para cada pessoa, além de ser uma atividade social significativa
no cotidiano dos indivíduos, mesmo daqueles que não são alfabetizados,
pois quando se fala em leitura pensa-se logo na leitura da palavra escrita, mas
o ato de ler pode ser vivenciado de diversas formas, no dia a dia, permitindo
a (re)construção das relações humanas, representando um
processo de atribuição de significados e é preciso entendê-lo de modo mais
amplo, como leitura de imagens, de corpo, de mapas, etc. E como afirma Mario Quintana “Livros não
mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as
pessoas”.
Apesar dos avanços
tecnológicos, o contato
com o livro impresso não perdeu o seu valor, a multiplicidade das leituras leva
necessariamente ao diálogo, despertando a sensibilidade e as possibilidades de que crianças, jovens, adultos e idosos tenham no espaço de leitura, conversas e descobertas prazerosas, bem
como a construção coletiva do conhecimento.
Pretende-se portanto, com este projeto,
incentivar nas famílias o gosto pela
prática da leitura, buscando
novos caminhos que tornem o ato de ler uma ação dinâmica e enriquecedora dentro e fora da escola, estreitando os laços entre
pais e filhos, ao mesmo tempo em que aprimora a relação escola X família,
formando uma geração de leitores, contadores de história e promotores de leitura
que atuem
conscientemente no meio em que vivem.
II.
OBJETIVOS
Geral:
Ø Estimular
os momentos de leitura em família, possibilitando a troca de experiências,
saberes e sentimentos entre pais/responsáveis
e filhos, oportunizando o conhecimento acerca da vida escolar da criança ou
adolescente e aprimorando a relação entre FAMÍLIA X ESCOLA.
Específicos:
Ø
Valorizar a leitura como instrumento de
intervenção social, carregada de significados na construção do conhecimento
coletivo;
Ø
Utilizar a leitura como forma de estreitar os
laços familiares;
Ø
Despertar o interesse por ler e ouvir histórias
e por compartilhar opiniões, ideias e preferências;
Ø
Considerar o ato de ler como forma de
socialização de experiências humanas, utilizando-o no cotidiano escolar e
familiar.
III.
PERÍODO
DE DURAÇÃO
Este projeto tem duração inicial de três semanas, começando
de 25 de março a 15 de abril de 2013, sendo retomado bimestralmente durante
todo o ano letivo.
IV.
ABRANGÊNCIA
DO TRABALHO
Este projeto tem abrangência em todas as turmas do
Ensino Fundamental II, equipe gestora, educadores de apoio, coordenadores
de biblioteca e de CTE, equipe do bem-estar, merendeiras e pais/responsáveis.
V.
METODOLOGIA
1.
Elaboração do projeto com diversos segmentos da
escola;
2.
Divisão das atribuições para o desenvolvimento
do projeto;
3.
Divulgação do projeto para o educando,
estimulando a participação das famílias nas datas divulgadas;
4.
Organização de café da manhã para todos os
participantes de acordo com o cronograma;
5.
Acolhida de pais e alunos pelos educadores da
escola;
6.
Conversação sobre a importância da leitura, da
participação dos pais no desenvolvimento dos filhos e do entrosamento com a
escola;
7.
Momento de leitura entre pais e filhos com
escolha de dois livros e café da manhã;
8.
Apresentação da situação das turmas pelos
professores (pontos positivos e negativos).
VI.
RECURSOS
UTILIZADOS
Recursos Humanos;
Recursos Materiais: mesas,
cadeiras, toalhas, malhas, livros de literatura, livro ata, bandejas,
alimentos, máquina fotográfica, computador, data-show.
VII.
HORÁRIO DAS TURMAS
DIA/HORA
|
TURMAS
|
02 de abril – terça / 7h 30’ às 9h
|
6º ANO “A”
|
03 de abril – quarta / 7h 30’ às 9h
|
6º ANO “B”
|
04 de abril – quinta / 7h 30’ às 9h
|
7º ANO “A”
|
05 de abril – sexta / 7h 30’ às 9h
|
7º ANO “B”
|
08 de abril – segunda / 7h 30’ às 9h
|
8º ANOS “A” e “B”
|
09 de abril – terça / 7h 30’ às 9h
|
9º ANOS “A” e “B”
|
* HORÁRIO DO II SEMESTRE (8H ÀS 10H):
DIA 24.09.13 (TERÇA) - 6º ANOS "A" e "B"
DIA 25.09.13 (QUARTA) - 8º ANOS "A" e "B" \ 9º ANOS "A" e "B"
DIA 26.09.13 - QUINTA - 7º ANOS "A" e "B"
VIII. AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário