PROJETO “LER É UM PRAZER”
I. JUSTIFICATIVA:
Percebendo a importância de
colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda
a leitura em seus diversos objetivos, propomos um trabalho de incentivo à
leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes gêneros textuais, tendo
maior acesso a diferentes textos, especialmente, o literário.
II. OBJETIVOS:
II. OBJETIVOS:
·
Despertar o interesse do educando pela
leitura;
·
Facilitar o acesso do aluno aos
diferentes gêneros textuais;
·
Aproximar o aluno do universo escrito
para que possa manusear os livros, reparando na beleza das imagens e
relacionando texto e ilustrações;
·
Enriquecer o vocabulário;
·
Desenvolver as habilidades linguísticas
– falar, escutar, ler e escrever;
·
Compreender a intenção, o ponto de vista
de quem escreve, fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo
suas vivências e ampliando sua visão de mundo.
III. PERÍODO DE DURAÇÃO:
2º Semestre do ano letivo de 2012.
IV. ESTRATÉGIAS:
• Visitação à biblioteca e definição dos direitos e deveres do leitor;
• Empréstimo de livros para leitura domiciliar;
• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, história em quadrinhos e outros;
• Exibição de filmes originados de livros;
• Apreciação de peças de teatro;
• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
• Rodadas de Leituras;
• Leitura dramatizada e teatro de fantoches;
• Premiação de leitores que se destacarem nas atividades;
• Produção de diversos tipos de textos com a finalidade de publicar uma coletânea;
• Monitoramento da leitura trimestralmente pelas coordenadoras de biblioteca;
• Divulgação dos principais momentos do projeto no blog da escola.
V. RECURSOS UTILIZADOS:
* Obras literárias e
textos didáticos;
* Data-show e máquina fotográfica;
* Papeis diversos e fantoches;
* Computador e impressora;
* TV e DVD;
* Som e CDs.
VI. AVALIAÇÃO:
* Data-show e máquina fotográfica;
* Papeis diversos e fantoches;
* Computador e impressora;
* TV e DVD;
* Som e CDs.
VI. AVALIAÇÃO:
Será realizada a avaliação da
leitura do aluno pelos professores, que estabelecerão critérios e os
divulgarão aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os
resultados do projeto. Além disso, os professores realizarão atividades
sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram
alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do
projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da
competência escritora do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário