PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR
- APRESENTAÇÃO:
A
Escola Eurico Queiroz localiza-se na Avenida Francisca Moraes de Lemos, S/N,
Bairro São Pedro, município de Bezerros, estado de Pernambuco, CEP 55.660-000,
telefone (81) 3728-1564. Pertence à jurisdição da Gerência Regional de Educação
Mata Centro que se localiza no município de Vitória de Santo Antão/PE. Oferece
o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio,
Educação de Jovens e Adultos e cursos de aceleração (Travessia Fundamental e
Médio), tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no horário
das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 18h50 às 22h10.
Conta
com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela
sendo formada por: DIRETORA: Adina
Pereira de Lima, DIRETORA ADJUNTA:
Maria Aparecida dos Santos e SECRETÁRIA:
Leonilda Maria de Souza.
- JUSTIFICATIVA:
Resultado da época em que vivemos,
nossos estudantes estão cercados por um bombardeio constante de sons e de
imagens instantâneas das telas de televisão e computadores e de entretenimentos
eletrônicos que vem soterrando a sociedade desde o século XX, a maioria deles
pouco ou nada instrutivos, encurtando o tempo que poderia se despendido com uma
leitura de prazer.
Na rotina de boa parte dos jovens
sobra, então, apenas o espaço da leitura como dever, a leitura prescrita pela
escola. É com essa limitação os educadores têm de enfrentar o problema de como
propiciar ao adolescente escolar um passaporte de leitura para a vida. Surge,
portanto, a necessidade de resgatar em nossas crianças e adolescentes o prazer
por uma literatura de qualidade, que lhes possibilite o desenvolvimento de
habilidades e atitudes necessárias à uma prática de cidadania consciente.
Enquanto
as diversões eletrônicas tendem a deixar o usuário dependente de sua
utilização, impedindo-o de praticar atividades motoras e sociais, a leitura de
livros de qualidade possibilita ao indivíduo empreender aventuras pelo mundo da
imaginação – sozinho ou acompanhado – ao mesmo tempo em que permite a
transposição de elementos do imaginário para o mundo real, modificando-o.
- PESSOAL
ENVOLVIDO:
·
Equipe Gestora;
·
Educadores de Apoio;
·
Coordenadoras de Biblioteca;
·
Professorandos voluntários do Normal
Médio;
·
Estudantes do 6º ao 9º Ano.
- OBJETIVOS:
GERAL:
·
Incentivar a participação de estudantes
em espaços extras de leitura na escola, coordenados por voluntários do Normal
Médio e Educadoras de Apoio, de forma a ampliar suas habilidades leitoras,
escritas e interpretativas.
ESPECÍFICOS:
-
Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica – como meio de produção,
expressão e comunicação de idéias;
- Apoiar o
desenvolvimento das competências de leitura e escrita;
- Estimular o prazer
pela leitura de literatura;
- Contribuir com o
aprimoramento de vínculos sociais e afetivos;
-
Interpretar criticamente diferentes textos, utilizando o pensamento lógico, a
criatividade e conhecimentos prévios.
- META:
Pretende-se
com este projeto envolver estudantes do 6º ao 9º Anos de nossa escola, em
atividades planejadas e coordenadas por alunos do Normal Médio e Educadoras de
Apoio, desenvolvidas em prol do processo de letramento crítico, para que todos
possam usufruir do conhecimento do mundo letrado, melhorando assim o desempenho
escolar.
- AÇÕES
DESENVOLVIDAS:
·
Promoção da
leitura e da escrita de temas atuais, como: cidadania, meio ambiente,
voluntariado, combate às drogas, etc;
·
Ampliação do
vocabulário através de pesquisas e trocas de experiências leitoras;
·
Realização de
atividades de leitura, interpretação e escrita como fonte de formação e
informação;
·
Valorização da
linguagem de acordo com a situação comunicativa que se apresenta;
·
Incentivo a
iniciativa de realizar empréstimos de livros na biblioteca da escola para
leitura extraescolar;
·
Representação
de impressões de leituras através de artes visuais, paródias e dramatizações;
·
Socialização
de resumos ou análises críticas de livros ou textos lidos;
·
Compreensão
das diferentes características presentes nos diversos gêneros textuais;
·
Resolução e
reflexão de questões interpretativas similares às aplicadas em exames como
SAEPE e Prova Brasil.
- RECURSOS
UTILIZADOS:
Livros didáticos, livros de literatura, revistas, jornais, cordéis,
gibis, papel ofício, cartolina, lápis, caneta, borracha, régua, tesoura, cola,
hidrocor, giz de cera, computadores, impressora, som portátil, tv, dvd,
data-show e máquina fotográfica.
- AVALIAÇÃO:
A avaliação
será contínua e abrangente, sendo valorizadas atividades de leitura
estimulantes e enriquecedoras que ocupem o tempo extra dos estudantes na escola
e que contribuam com a desenvolvimento cognitivo, lingüístico, social e afetivo
dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário