PROJETO
“NOSSA ESCOLA É UM ARRAIAL”
JUNHO - 2013
I.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
A Escola Eurico Queiroz, localizada na Av. Francisca de
Morais Lemos, S/N, Bairro São Pedro, em Bezerros/PE, pertence à
jurisdição da Gerência Regional de Educação Mata Centro que se localiza no
município de Vitória de Santo Antão/PE. Foi
fundada em 07 de março de 1978 no governo de Marco Maciel. Na época chamava-se Centro
de Educação Rural Eurico Queiroz porque era voltado para a população da zona
rural. Eurico Queiroz, foi escolhido para ser patrono notável em nosso
município, não era bezerrense, nasceu em 30 de setembro, na cidade de Belo
Jardim e aqui chegou com poucos meses de vida, morreu em 20 de outubro de 1964,
vítima de um derrame cerebral, o que comoveu a população bezerrense. A escola
deixou de ser Escola Rural no ano de 1987, no governo de Miguel Arraes; passou
a ser chamada Escola Eurico Queiroz em 1999, no governo de Jarbas Vasconcelos.
Atualmente oferece o ensino do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental, Ensino Médio, Normal Médio, Educação de Jovens e Adultos e
Travessia, tendo seu horário de funcionamento das 6h às 22h20 e aulas no
horário das 7h30min às 12h, 13h às 17h30 e 19h às 22h20.
Conta
com uma equipe gestora altamente comprometida com a educação de sua clientela
sendo formada por:
DIRETORA: Adina Pereira
de Lima.
DIRETORA ADJUNTA: Maria Aparecida
dos Santos.
SECRETÁRIA: Leonilda Maria
de Souza.
EDUCADORAS DE APOIO: Kátia Oliveira
e Maria das Graças da Silva.
II. JUSTIFICATIVA:
No passado, a
ideia de cultura no Brasil remete a um conjunto de bens materiais e imateriais
construídos por uma minoria, porém nos últimos tempos, a cultura popular tem se
destacado como o cultivo dos elementos, significados e valores comuns ao povo e
alcançado o nível de importância que merece como riqueza cultural para a
maioria da população.
Não se pode
negar o papel de enorme importância que a escola tem na defesa, promoção,
difusão e conhecimento das manifestações culturais populares. Mas ao mesmo
tempo é preciso destacar a significativa contribuição que tais manifestações
podem trazer para o contexto escolar.
Diante desta
constatação, disciplinas como Geografia, História, Sociologia, Artes e Religião
inserem-se, de forma natural e integrada, num projeto de valorização e
preservação das tradições presentes no ciclo junino, buscando conscientizar o
educando da necessidade da preservação de nossas raízes culturais e valores para
manter viva a nossa identidade.
Assim, a Escola
Eurico Queiroz desenvolve um projeto de resgate das tradições populares,
abordando aspectos da riqueza de manifestações culturais, artísticas e
religiosas, presentes na nossa região, fortemente marcado pela pluralidade de
danças, músicas, comidas e crenças populares.
III.
OBJETIVOS:
Geral
Vivenciar o período junino de forma prazerosa e
contextualizada, conhecendo e valorizando aspectos da cultura brasileira,
enfatizando as tradições da nossa região.
Específicos
· Utilizar a
leitura como fonte de pesquisa para a aquisição de conhecimentos no que se
refere à história dos festejas juninos no Brasil e no mundo;
· Representar,
através de artes visuais (cartazes, barracas ornamentadas, maquetes, faixas),
brincadeiras, dramatizações e coreografias, os conhecimentos adquiridos através
de pesquisas em diversas fontes;
· Identificar
ritmos nordestinos como xote, xaxado, forró e baião, valorizando a tradição
popular através da influência de Luiz Gonzaga;
· Pesquisar
aspectos do ciclo junino como adivinhações, simpatias e comidas típicas;
· Desenvolver a
criatividade e o espírito de companheirismo nas atividades coletivas.
Equipe gestora,
educadoras de apoio, coordenadoras de biblioteca e CTE, professores e alunos do
Ensino Fundamental II, Médio e Normal Médio.
VI.
RECURSOS
UTILIZADOS:
Livros,
revistas, jornais, papel ofício, cartolina, papeis variados, tintas, pincéis,
TNT, emborrachado, cordão, palitos de dente, paletas de picolé, varinhas para
churrasco, hidrocor, lápis de cor, giz de cera, régua, tesoura, cola branca,
cola quente, isopor, artesanatos juninos, roupas do ciclo junino, computador,
impressora, som, cds, microfone, caixa de som, data-show e máquina fotográfica.
VII.
METODOLOGIA:
Serão utilizadas
diversas metodologias para desenvolver as competências e as habilidades
esperadas no educando, tais como: aulas expositivas, pesquisas, produção de
cartazes, exposições, músicas dramatizadas e/ou coreografadas, confecção de maquetes,
caracterização de alunos, etc.
VIII.
ETAPAS DE
DESENVOLVIMENTO:
1.
Idealização
do projeto pelos professores de Arte, socialização com os demais professores e
com a comunidade escolar;
2.
Elaboração
do projeto buscando a contribuição de todos os segmentos da escola;
3.
Divulgação
do projeto para todas as turmas do Ensino Fundamental II, Médio e Normal Médio;
4.
Apresentação
das atividades propostas entre as turmas;
5.
Pesquisas
em livros, revistas, jornais, entrevistas, fotografias e internet sobre
tradições, crenças e manifestações culturais presentes no cotidiano do povo
brasileiro, destacando a cultura nordestina;
6.
Registro
dos resultados das pesquisas em diversas formas: maquetes, cartazes, lâminas,
slides, desenhos, fotografias, etc;
7.
Levantamento
de diferenças e semelhanças entre grupos étnicos e sociais da região com
relação à forma de comemorar o ciclo junino;
8.
Coleta
de receitas tradicionais na família e na comunidade com exposição de pratos
típicos da culinária pernambucana;
9.
Reflexão
sobre a importância do valor da língua escrita e oral como meio de informação e
transmissão de cultura;
10.
Reconhecimento
e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e
comunicando por imagens;
11.
Interpretação
de músicas de Luiz Gonzaga e de outros cantores que influenciam os festejos
juninos da região;
12.
Criação
e construção de formas plásticas e visuais em diferentes espaços;
13.
Resgate
de danças tradicionais da região e dramatização do “Casamento Matuto”;
14.
Exposição
dos trabalhos produzidos no decorrer do projeto;
15.
Apresentações
culturais para a comunidade escolar, comemorando os festejos juninos, o
encerramento do I Semestre e a culminância do projeto.
IX.
CULMINÂNCIA:
A
culminância será realizada no dia 21 de junho de 2013, na área coberta da
escola, com organização de barracas juninas e apresentações culturais envolvendo
toda comunidade escolar, divididas de acordo com os temas propostos:
TURMA
|
TEMA
|
PROF. RESP.
|
6º ANO “A”
|
OS SANTOS DAS FESTAS JUNINAS
|
AURICÉIA
|
6º ANO “B”
|
BRINCADEIRAS JUNINAS
|
MÁRCIA
|
7º ANO “A”
|
ADIVINHAÇÕES E SIMPATIAS
CASAMENTO MATUTO
|
GILVANA/MARIA
|
7º ANO “B” e
4º ANO NORMAL
|
COMIDAS TÍPICAS
|
LOURDINHA
|
8º ANO “A”
|
DANÇAS: XOTE, XAXADO E BAIÃO
|
RIVANY
|
8º ANO “B”
|
FESTAS JUNINAS EM OUTROS LUGARES DO
PAÍS E DO MUNDO
|
CLAUDIANA
|
8ª SÉRIE “A”
|
HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA
|
CIDA AZEVEDO
|
8ª SÉRIE “B”
|
FORRÓ PÉ DE SERRA E ESTILIZADO
|
JOSEANE
|
1º A 3º ANOS
|
QUADRILHA
|
BIBLIOTECA
|
X.
AVALIAÇÃO:
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